Você já se perguntou como o cérebro aprende, lembra e evoca memórias?
Um novo estudo liderado pelas universidades de Bristol e Heidelberg revelou que esse processo envolve múltiplos grupos de neurônios conectados dentro e entre regiões-chave do cérebro. Se essas assembleias neurais não se sincronizarem no momento certo, as memórias se perdem.
O estudo, publicado na revista Currently Biology, investigou como duas regiões cerebrais importantes para a memória de curto prazo – o hipocampo e o córtex pré-frontal – interagem entre si em nível de grupos específicos de neurônios. Os pesquisadores também quiseram entender por que a memória às vezes falha.
“Assembleias neurais” – grupos de neurônios que se unem para processar informações – foram propostas há mais de 70 anos, mas têm sido difíceis de identificar.
Usando gravações cerebrais em ratos, a equipe de pesquisa mostrou que a codificação, o armazenamento e a recuperação da memória são suportados por interações dinâmicas que incorporam múltiplas assembleias neurais formadas dentro e entre o hipocampo e o córtex pré-frontal. Quando a coordenação dessas assembleias falha, os animais cometem erros.
Esse achado pode ter implicações para o entendimento dos mecanismos subjacentes à perda de memória em doenças como Alzheimer e demência.
O estudo também abre novas possibilidades para explorar como as assembleias neurais podem ser manipuladas para melhorar a memória ou reverter os déficits cognitivos.
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]