Rádio ao vivo
Últimas

Como o desemprego no Brasil evoluiu no primeiro trimestre de 2023?

por

em

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (28) que a taxa média de desemprego no Brasil subiu para 8,8% no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 0,9 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

Apesar do crescimento, o índice ficou abaixo das expectativas do mercado e mostrou uma queda de 2,4 pontos na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo especialistas consultados pela CNN, o dado revela que o mercado de trabalho caminha “lentamente” em 2023, mas traz “boas notícias”. Uma delas é a redução da taxa de subutilização, que mede as pessoas que gostariam de trabalhar mais horas e não encontram oportunidade. Esse indicador ficou em 18,9%, o menor nível desde o início da pandemia de Covid-19.

Os analistas também apontam que a alta do desemprego no primeiro trimestre pode ser explicada em parte por questões sazonais, como a menor atividade econômica no início do ano e a recuperação ainda gradual após as restrições sanitárias. Além disso, eles afirmam que as ações do governo ainda não tiveram impacto significativo sobre o mercado de trabalho, que reage com defasagem à evolução da economia.

O desemprego é um dos principais desafios do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu em janeiro com a promessa de retomar o crescimento e gerar empregos. Para isso, ele terá que enfrentar os efeitos da crise hídrica, da inflação elevada e das incertezas políticas.

Gosta do nosso conteúdo?


Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!

Veja também:

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: