Você sabia que cerca de 1 a 4% do seu DNA pode ter origem nos neandertais? Esses antigos parentes dos humanos modernos se cruzaram com nossos ancestrais que saíram da África há cerca de 50 mil anos. Mas o que isso significa para nós hoje?
Um novo estudo publicado na revista eLife revelou que alguns genes dos neandertais são responsáveis por certas características nos humanos atuais, incluindo várias com uma influência significativa no sistema imunológico. Por exemplo, alguns genes dos neandertais podem afetar a resistência natural a certas doenças ou a velocidade com que alguém pode queimar calorias.
Os pesquisadores usaram um vasto conjunto de dados do UK Biobank, que contém informações genéticas e de traços de quase 300 mil britânicos de ascendência não africana. Eles analisaram mais de 235 mil variantes genéticas provavelmente originadas dos neandertais. Eles descobriram que 4.303 dessas diferenças no DNA estão desempenhando um papel substancial nos humanos modernos e influenciando 47 traços genéticos distintos.
No entanto, o estudo também mostra que os genes dos humanos modernos estão ganhando espaço sobre os dos neandertais ao longo das gerações. Isso indica que ainda estamos evoluindo e nos adaptando ao nosso ambiente.
“Interessantemente, descobrimos que vários dos genes identificados envolvidos nos sistemas imunológico, metabólico e de desenvolvimento dos humanos modernos podem ter influenciado a evolução humana após a migração dos ancestrais fora da África”, disse a co-autora do estudo April (Xinzhu) Wei, professora assistente de biologia computacional na Universidade Cornell.
O estudo usou um conjunto de dados de quase exclusivamente indivíduos brancos vivendo no Reino Unido, mas os novos métodos computacionais desenvolvidos pela equipe poderiam oferecer um caminho para obter insights evolutivos de outros grandes bancos de dados para aprofundar as influências genéticas dos humanos arcaicos nos humanos modernos.
Fonte: Link.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!