Pesquisadores descobriram que enriquecer extratos sem células com membranas celulares pode aumentar o rendimento da produção de vacinas baseadas em proteínas em cinco vezes.
Processos sem células são sistemas que podem ser divididos em duas classificações principais: baseados em extratos celulares, que removem componentes de dentro de uma célula inteira para uso externo, e baseados em enzimas purificadas, que usam componentes purificados das moléculas conhecidas por estarem envolvidas em um determinado processo.
Os processos sem células podem acelerar o desenvolvimento de vacinas porque os bioengenheiros estão procurando maneiras mais baratas e fáceis de produzir proteínas e outras biomoléculas em vez de depender de leveduras e bactérias.
Uma nova plataforma de fabricação chamada iVAX é possível graças à biologia sintética sem células, um processo em que os pesquisadores removem a parede externa (ou membrana) da célula e reutilizam sua maquinaria interna.
Os pesquisadores então colocam essa maquinaria reutilizada em um tubo de ensaio e a liofilizam.
Uma das vantagens dos processos sem células é a rapidez na fabricação. Graças aos avanços na confiabilidade e escala, a síntese sem células está emergindo como uma ferramenta importante para tudo, desde o desenvolvimento de sensores de diagnóstico até a biomanufatura de vacinas.
Supondo que as vacinas de mRNA sejam clinicamente eficazes e seguras, uma das principais vantagens é a rapidez na fabricação. Em questão de semanas, lotes clínicos podem ser gerados.
Fonte: Nature
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
