Você sabia que existem milhares de vírus que vivem dentro do DNA de outros seres vivos?
Esses vírus, chamados de elementos virais endógenos (EVEs), podem ter funções importantes para a sobrevivência e a evolução dos seus hospedeiros.
Um estudo recente, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), revelou que mais de 30 mil vírus desconhecidos foram encontrados incorporados no genoma de microrganismos unicelulares complexos. Esses vírus podem permitir que uma célula hospedeira replique vírus completos e funcionais, mas também podem protegê-la de infecções perigosas.
Os pesquisadores descobriram que muitos dos vírus encontrados se assemelham a virófagos, um tipo de agente que infecta outros vírus patogênicos que tentam invadir a célula hospedeira. Assim, os virófagos podem impedir que os vírus gigantes, que são capazes de matar o hospedeiro, se reproduzam e causem danos.
Essa descoberta é surpreendente e mostra como os vírus podem ter um papel benéfico para os seus hospedeiros, além de serem fontes de diversidade genética. Os cientistas acreditam que os vírus escondidos no DNA podem ajudar os microrganismos a se adaptarem a diferentes ambientes e condições.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.