Você sabia que existem milhares de vírus que vivem dentro do DNA de outros seres vivos?
Esses vírus, chamados de elementos virais endógenos (EVEs), podem ter funções importantes para a sobrevivência e a evolução dos seus hospedeiros.
Um estudo recente, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), revelou que mais de 30 mil vírus desconhecidos foram encontrados incorporados no genoma de microrganismos unicelulares complexos. Esses vírus podem permitir que uma célula hospedeira replique vírus completos e funcionais, mas também podem protegê-la de infecções perigosas.
Os pesquisadores descobriram que muitos dos vírus encontrados se assemelham a virófagos, um tipo de agente que infecta outros vírus patogênicos que tentam invadir a célula hospedeira. Assim, os virófagos podem impedir que os vírus gigantes, que são capazes de matar o hospedeiro, se reproduzam e causem danos.
Essa descoberta é surpreendente e mostra como os vírus podem ter um papel benéfico para os seus hospedeiros, além de serem fontes de diversidade genética. Os cientistas acreditam que os vírus escondidos no DNA podem ajudar os microrganismos a se adaptarem a diferentes ambientes e condições.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.
- Como a astrologia pode enganar e impactar a saúde mental das mulheresA astrologia pode enganar ao oferecer respostas genéricas que parecem pessoais, criando uma falsa sensação de controle, pois tira o foco de soluções reais para os problemas e aumenta a ansiedade, principalmente nas mulheres.
- Como evitar um primeiro AVC com exames e mudanças no estilo de vidaÉ possível reduzir o risco de ter um primeiro acidente vascular cerebral (AVC) com comportamentos saudáveis, como uma boa alimentação, parar de fumar e fazer exercícios, além de realizar exames de saúde regulares e usar medicamentos para controlar problemas de saúde, como doenças cardíacas.