O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que incide sobre a venda de produtos e a prestação de alguns tipos de serviços. Mas você sabe como surgiu esse tributo?
O ICMS tem sua origem no antigo ICM (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), que foi criado em 1965 pela Emenda Constitucional nº 18. O ICM substituiu o IVC (Imposto sobre Vendas e Consignações), que era cobrado pelos estados desde 1934.
O ICM tinha como objetivo simplificar a tributação sobre o comércio interestadual e intermunicipal, evitando a bitributação e a guerra fiscal entre os estados. Além disso, o ICM buscava aumentar a arrecadação dos estados e reduzir a concentração de recursos na União.
Em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, o ICM foi transformado em ICMS, ampliando sua abrangência para incluir também os serviços de comunicação e transporte interestadual e intermunicipal. O ICMS passou a ser regulamentado pela Lei Complementar nº 87/1996, conhecida como Lei Kandir.
O ICMS é um dos principais impostos do Brasil, representando cerca de 20% da carga tributária nacional e mais de 80% da receita própria dos estados. O ICMS é um imposto não cumulativo, ou seja, permite o aproveitamento do crédito do imposto pago nas etapas anteriores da cadeia produtiva.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
