Você já se perguntou como surgiu a vida no nosso planeta? Essa é uma das questões mais fascinantes da ciência, e pode ter uma resposta surpreendente: os ingredientes para a vida podem ter vindo do espaço!
Isso é o que sugere uma descoberta recente de cientistas japoneses, que analisaram amostras de rochas coletadas no asteroide Ryugu pela sonda Hayabusa2 em 2019. Eles encontraram dois compostos orgânicos essenciais para os organismos vivos: uracil e niacina.
O uracil é um dos blocos químicos de construção do RNA, uma molécula que carrega instruções para construir e operar organismos vivos. A niacina, também chamada de vitamina B3, ou ácido nicotínico, é vital para o metabolismo.
As amostras do Ryugu foram transportadas por 250 milhões de quilômetros de volta à Terra, e retornaram à superfície do nosso planeta em uma cápsula selada que pousou em 2020 no remoto outback da Austrália para análise no Japão.
Os cientistas acreditam que esses compostos orgânicos podem ter sido fornecidos à Terra primitiva como um componente de asteroides e meteoritos que bombardearam o jovem planeta há bilhões de anos atrás, semeando-o com os elementos necessários para o surgimento da vida.
Essa hipótese é reforçada pelo fato de que as moléculas em Ryugu foram recuperadas em um ambiente extraterrestre intocado, sem nenhum contato com contaminantes terrestres.
Essa descoberta é mais um passo na compreensão da origem da vida na Terra e também abre possibilidades para explorar outros corpos celestes em busca de sinais de vida.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]