Você já se perguntou como surgiu a vida no nosso planeta? Essa é uma das questões mais fascinantes da ciência, e pode ter uma resposta surpreendente: os ingredientes para a vida podem ter vindo do espaço!
Isso é o que sugere uma descoberta recente de cientistas japoneses, que analisaram amostras de rochas coletadas no asteroide Ryugu pela sonda Hayabusa2 em 2019. Eles encontraram dois compostos orgânicos essenciais para os organismos vivos: uracil e niacina.
O uracil é um dos blocos químicos de construção do RNA, uma molécula que carrega instruções para construir e operar organismos vivos. A niacina, também chamada de vitamina B3, ou ácido nicotínico, é vital para o metabolismo.
As amostras do Ryugu foram transportadas por 250 milhões de quilômetros de volta à Terra, e retornaram à superfície do nosso planeta em uma cápsula selada que pousou em 2020 no remoto outback da Austrália para análise no Japão.
Os cientistas acreditam que esses compostos orgânicos podem ter sido fornecidos à Terra primitiva como um componente de asteroides e meteoritos que bombardearam o jovem planeta há bilhões de anos atrás, semeando-o com os elementos necessários para o surgimento da vida.
Essa hipótese é reforçada pelo fato de que as moléculas em Ryugu foram recuperadas em um ambiente extraterrestre intocado, sem nenhum contato com contaminantes terrestres.
Essa descoberta é mais um passo na compreensão da origem da vida na Terra e também abre possibilidades para explorar outros corpos celestes em busca de sinais de vida.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]