A bebida preferida e indispensável da vida adulta carrega consigo muitas curiosidades. Café tira mesmo o sono? Pode ser tomado com remédio?
Para responder essas e outras questões, o Gerente de Produtos da empresa ‘Electrolux’, separou uma lista dos 7 7 principais mitos e verdade sobre essa bebida, que é a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Veja:
1) O café coado tem mais sabor que o espresso?
Mito. Quando o café é preparado como espresso, o sabor fica mais forte que o coado, por causa da forma que é feita em que o pó é prensado no filtro. Por outro lado, o gosto do café coado permanece acentuado por mais tempo que o espresso. Por isso, o recomendável é que o café espresso seja ingerido logo após o seu preparo.
2) Café tira mesmo o sono?
Verdade. O café possui a cafeína que é uma substância presente também em outros alimentos. Ela age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga, o que faz com que o consumidor da bebida se atente mais nas suas atividades – por um tempo determinado. Isso muda de pessoa para pessoa, por causa do sistema nervoso de cada um e como ele reage a essa substância.
3) Cafeína em excesso faz mal?
Verdade. Tudo que ingerimos em excesso não faz bem para a nossa saúde. Isso não é diferente com o café. Segundo a “Food and Chemical Toxicology”, a quantidade máxima recomendada de consumo de cafeína por dia é de 400ml, ou três xícaras de 150ml por dia.
Veja também:
Veja a mansão de US$ 20 milhões que Ben Affleck comprou só para ficar perto dos filhos
O que Pabllo Vittar faria se tivesse nascido mulher? Confira!
4) Café dá dor de cabeça?
Mito. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína reforça isso.
5) Crianças podem tomar café?
Depende da idade. O café é uma bebida que pode dificultar a absorção de algumas substâncias importantes para uma criança em crescimento. É recomendado que antes dos seis anos de idade, a criança não consuma a bebida. Depois disso, ela pode ser até apresentada para os pequenos, mas com muita moderação.
6) Não pode tomar medicamentos com café
Verdade. O café pode inviabilizar as reações químicas propostas pelas substâncias em medicamentos. Por essa razão, não é recomendável tomar comprimidos com a bebida.