Quando se trata do crescimento do cabelo, não há um santo milagre que consiga fazê-lo crescer estilo “Rapunzel” em um mês, apesar de ser o que a maioria quer.
Contudo, há certos truques que podem ajudar a melhorar a saúde dos fios e, dessa forma, contribuir para o crescimento.
Entre eles, um estudo publicado em 2014 na revista Evidence Based Complementary and Alternative Medicine apontou o óleo de semente de abóbora. A recomendação é a aplicação de 400 miligramas diários desta gordura.
Ainda no que diz respeito a óleos, o óleo de hortelã-pimenta é dos mais eficazes, tendo um estudo mostrado que a aplicação direta deste óleo em ratos estimulou o crescimento de pelo. Para os humanos, o recomendado é juntá-lo ao shampoo utilizado ou outros produtos de beleza.
A toma de cápsulas de tocotrienol (uma forma de vitamina E) é também uma alternativa apresentada, que destaca que 100 miligramas diários deste composto é o suficiente para ajudar as pessoas com perda de cabelo a contrariar o problema.
O suplemento de proteínas marinhas (em particular, aqueles que têm algas como principal ingrediente) é um outro aliado quando se quer que o cabelo cresça mais depressa e de forma mais saudável, uma vez que este produto é rico em ácidos gordos ômega 3.
Por fim, mas não menos eficaz, está o suplemento de melatonina, um hormônio determinante para a qualidade do sono e para a sensação de bem-estar. Dois estudos distintos já conseguiram provar que este tipo de suplemento é eficaz na saúde do cabelo tanto de homens como de mulheres.