Os cientistas classificaram oficialmente os últimos 4,2 mil anos como um período geológico separado da história do nosso planeta. De acordo com geólogos, estamos vivendo uma era completamente nova da história geológica, conhecida como Meghalaya.
O período começou depois que uma seca mundial destruiu grande parte das civilizações humanas.
A nova classificação da União Internacional de Ciências Geológicas divide o Holoceno (período que engloba tudo que aconteceu ao longo dos últimos 11,7 mil anos) em três subseções distintas.
Amazing – Humans are officially in the Meghalayan age that began 4200 yrs bk. Geologists classified the last 4200 yrs as a distinct geological period in earth's history based on a stalagmite rock frm a cave in Meghalaya, India
-> Welcome to Meghalayan Age https://t.co/DOQD6VRWO2 pic.twitter.com/IUhfoIvKg7
— Amit Ranjan (@amitranjan) July 19, 2018
A era Holocênica, por sua vez, seguiu o Pleistoceno, que terminou com a última era do gelo há quase 12 mil anos.
A prova da existência desta nova idade foi encontrada através da composição química de uma formação rochosa conhecida como estalagmite no estado de Meghalaya, na Índia. Devido ao local onde a rocha foi achada, a nova era ganhou seu nome.
O que separou o período em questão de outras eras foi uma seca devastadora que durou dois séculos e contribuiu para o desaparecimento de antigas comunidades no Egito, Grécia, Síria, Palestina, Mesopotâmia, Vale do Indo e do Vale do Rio Yangtze.
Além disso, no momento há muita discussão entre os cientistas sobre a distinção do período do Antropoceno, cujo nome significa “era humana”. Foi sugerido pela primeira vez pelo químico atmosférico ganhador do Prêmio Nobel, Paul Crutzen, há apenas 18 anos, e desde então a ideia se tornou um tema atual.