Você sabia que antes dos humanos viajarem para fora do planeta, os cientistas enviaram vários animais para testar a possibilidade de sobreviver a longos períodos com ausência de gravidade?
Neste post, vamos contar quais foram os animais que já foram enviados ao espaço e o que aconteceu com eles.
O primeiro animal a viajar para o espaço foi um macaco-rhesus chamado Albert 1, que foi lançado ao espaço no dia 11 de junho de 1948. Infelizmente, ele não sobreviveu. Outros macacos e ratos também foram enviados nos anos seguintes, mas poucos retornaram vivos.
A famosa cadela Laika entrou para a história quando, em 1957, foi o primeiro ser vivo a orbitar a Terra, na nave soviética Sputnik 2. Ela também não resistiu à viagem e morreu depois de algumas horas. Outros cães foram enviados pela União Soviética, sendo que alguns conseguiram voltar.
Em 1961, um chimpanzé chamado Ham se tornou o primeiro primata a realizar uma missão suborbital bem-sucedida, puxando uma alavanca em resposta à uma luz intermitente. Ele foi recuperado ileso e viveu até 1983.
Depois disso, uma variedade de animais foi levada para o espaço, como tartarugas, moscas, sapos, gatos, aranhas, salamandras, lagartixas, ouriços, águas-vivas, caracóis, camarões e até tartígrados. Alguns deles orbitaram em volta da lua ou foram deixados na superfície lunar.
Os animais enviados ao espaço contribuíram para o avanço da ciência e da exploração espacial, fornecendo dados valiosos sobre os efeitos da microgravidade e da radiação nos seres vivos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
- Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horasNova pesquisa mostra que a frutose prepara as células de… Leia mais: Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horas
- Cientistas descobrem que a ansiedade pode vir do sistema imunológico do cérebro — não dos neurôniosNova pesquisa revela que a ansiedade pode ser controlada por células imunológicas do cérebro, mudando a compreensão sobre a origem da ansiedade.
