A contribuição sindical, também chamada de imposto sindical, é um valor descontado anualmente do salário dos trabalhadores que fazem parte de uma categoria profissional ou econômica representada por um sindicato.
Essa contribuição foi criada em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas e tem como objetivo financiar as atividades sindicais em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.
Até 2017, a contribuição sindical era obrigatória para todos os empregados regidos pela CLT, sendo descontada no mês de março um valor equivalente a um dia de trabalho. Porém, com a reforma trabalhista, a contribuição passou a ser facultativa, dependendo da autorização prévia e expressa do trabalhador.
A mudança teve como objetivo dar mais liberdade aos trabalhadores e empregadores de escolherem se querem ou não contribuir para o seu sindicato. Além disso, a medida visou estimular os sindicatos a prestarem serviços de qualidade e a representarem efetivamente os interesses de sua categoria.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!