A contribuição sindical, também chamada de imposto sindical, é um valor descontado anualmente do salário dos trabalhadores que fazem parte de uma categoria profissional ou econômica representada por um sindicato.
Essa contribuição foi criada em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas e tem como objetivo financiar as atividades sindicais em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.
Até 2017, a contribuição sindical era obrigatória para todos os empregados regidos pela CLT, sendo descontada no mês de março um valor equivalente a um dia de trabalho. Porém, com a reforma trabalhista, a contribuição passou a ser facultativa, dependendo da autorização prévia e expressa do trabalhador.
A mudança teve como objetivo dar mais liberdade aos trabalhadores e empregadores de escolherem se querem ou não contribuir para o seu sindicato. Além disso, a medida visou estimular os sindicatos a prestarem serviços de qualidade e a representarem efetivamente os interesses de sua categoria.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
