O mundo é um lugar de enormes diferenças culturais e, para atender aos torcedores e torcedoras do Brasil, o Itamaraty organizou escritórios em todas as cidades que sediarão os jogos da seleção, além disso, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou o lançamento do Guia Consular do Torcedor Brasileiro.
O manual pretende orientar os cerca de 60 mil brasileiros, entre turistas e torcedores, que irão à Rússia durante o período da Copa do Mundo.
A área consular do Itamaraty costuma fazer ações para evitar problemas aos brasileiros que viajam pelo mundo. Para isso, preparam ações de prevenção para esse tipo de evento. Quem explica é Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores.
“A Rússia é um país enorme e nós sabemos como é ser um país enorme. E nós sabemos que os torcedores e os turistas brasileiros provavelmente vão viajar bastante entre uma cidade e outra para assistir jogos, para fazer turismo. E Moscou, nossa embaixada em Moscou não tem condições, a partir de lá, de prestar o apoio necessário”, afirma a diretora.
“Então […] vão ser seis pontos de atuação. Moscou, São Petersburgo e Sochi, que vão estar operando todo o tempo e teremos três escritórios adicionais na cidade de Rostov, Samara e Kazan, que vão funcionar cerca de uma semana cada um, cobrindo o período dos jogos brasileiros”.
VEJA MAIS:
– Mais de 50% da flora que só existe no Rio estão ameaçadas
– Teste do Pezinho | Por que é tão importante fazer o exame?
Maria Luiza Ribeiro alerta sobre a possibilidade de que brasileiros cometam crimes sem saber em território estrangeiro. Como a legislação muda de um lugar para outro, o consulado estará atento para dar suporte aos desavisados na Rússia.
“O que nos interessa aqui para a assistência consular é a informação para evitar que os brasileiros inadvertidamente cometam qualquer delito, e isso é uma preocupação que nós temos o tempo todo em todos os países, porque há legislações muito diferentes da nossa e eles [turistas] podem, sem ter a menor ideia do que estão fazendo, cometer um delito, ou mesmo um crime”, adverte a diretora consular.
O manual brasileiro, conta a diretora, será factual. Nele, os torcedores brasileiros poderão encontrar aspectos da legislação russa. Ela também chama atenção para comportamentos nos estádios.
“Há alguns comportamentos que, dependendo do país, dependendo da situação, que podem ser considerados delitos ou crimes. Então algum comportamento que no Brasil é punido apenas com o confisco de algum item, pode resultar em detenção ou mesmo prisão”.
O Brasil também assinou um acordo com a Rússia para que policiais federais brasileiros atuem na segurança do mundial, o que não deve ter efeito direto para torcedores brasileiros, afirma Maria Luiza Ribeiro. Com informações da Sputnik Brasil.