Trata-se do teredo, popularmente conhecido como cupim do mar, uma criatura marinha vermiforme que ingere pedras e excreta areia, que tem sido estudado em pormenor pela primeira vez.
A espécie Lithoredo abatanica foi descoberta em 2016, mas os cientistas têm estado investigando as funções do organismo deste molusco e como ele vive.
Trata-se de uma criatura grossa que pode crescer até um metro de comprimento e vive em água doce, de acordo com a Science Magazine.
Criatura que possui dentes capazes de mastigar pedra
Ele foi encontrado pela primeira vez na ilha de Bohol (Filipinas) e os pesquisadores publicaram os resultados das suas investigações na revista científica Proceedings of the Royal Society B.
Esta criatura escorregadia atormentou os marinheiros por centenas de anos, danificando a madeira com que eram feitos os navios.
Os cupins do mar usam sua carapaça, que está coberta por milhares de dentes minúsculos invisíveis, para perfurar a madeira.
Esta espécie de cupim do mar recém-descoberta possui menos dentes, mas esses dentes são mais grossos e são usados pela criatura para perfurar pedra.
“Nós colocamos alguns destes moluscos em um aquário improvisado, e podíamos ver como eles expeliam pequenas partículas de areia”, disse a doutora J. Reuben Shipwy, escreve tabloide britânico Mirror.
Desta forma os cupins do mar extraem nutrientes existentes em pedras, ou talvez o seu processo digestivo possa servir para outro propósito.