Rádio ao vivo
Últimas

Dados mostram Brasil líder na preservação ambiental, diz diretor da Embrapa

por

em

Os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram discutidos em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Eles demonstram o tamanho da vegetação nativa preservada em propriedades rurais no Brasil, a chamada Reserva Legal (área do imóvel rural em que, por lei, deve ser mantida a vegetação nativa), que equivale à soma dos territórios da França, Espanha e Portugal.

Para o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Celso Moretti, os produtores rurais em vez de serem tratados como ameaça ao meio ambiente, deveriam ter seu esforço conhecido na preservação do meio ambiente. Outro debater, o pesquisador do Imaflora, Luís Fernando Pinto, disse que pastagens poderiam ser usadas para agricultura para evitar novos desmatamentos.

Autor do requerimento que pediu a realização do debate na CMA, o senador Márcio Bittar (MDB–AC) apresentou projetos para acabar com a reserva legal, área do imóvel rural que não pode ser desmatada, mas pode ser explorada de forma sustentável (PL 1.551/2019), para alterar os critérios de criação de unidades de conservação do meio ambiente (PL 1.553/2019) e para determinar que, se as autoridades não deliberarem sobre pedido de licença ambiental dentro dos prazos legais, ela será concedida tacitamente (PLP 71/2019) para deliberação sobre o pedido de licenciamento ambiental acarretará a emissão tácita da licença pretendida.

Segundo o senador, os proprietários rurais na Amazônia não têm liberdade para produzir o que poderiam, além de não serem compensados por isso.

A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: