A consultoria StoneX divulgou nesta terça-feira (25/04) suas estimativas para a demanda por combustíveis do Ciclo Otto no Brasil em 2023.
Segundo o relatório, a demanda por gasolina deve aumentar 2,5% em relação a 2022, para 44,1 milhões de metros cúbicos, enquanto a demanda por etanol hidratado deve subir 5,4%, para 16,4 milhões de metros cúbicos.
A StoneX atribuiu o crescimento da demanda por gasolina à dinâmica entre os combustíveis do Ciclo Otto, influenciada principalmente pela isenção de impostos federais que vigorou desde o fim de junho de 2022 até o início de março de 2023. Nesse período, a gasolina manteve vantagem sobre o etanol nas bombas, o que estimulou o consumo do combustível fóssil.
No entanto, a consultoria prevê uma mudança nesse cenário com o avanço da safra de cana-de-açúcar 2023/24 no centro-sul brasileiro, que deve aumentar a oferta de etanol no mercado nacional. Com isso, os preços do biocombustível tendem a cair e reduzir a paridade com a gasolina abaixo de 70%, favorecendo a demanda por etanol no segundo e terceiro trimestre de 2023.
A StoneX projetou ainda que a demanda total por combustíveis do Ciclo Otto no Brasil deve avançar 3,1% em 2023, para 55,6 milhões de metros cúbicos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.
- Chip da Beleza: O que os estudos dizem sobre os implantes hormonaisConhecidos popularmente como “chips da beleza”, os implantes hormonais têm atraído atenção por suas promessas de emagrecimento, aumento da libido e ganho de massa muscular, mas também têm levantado preocupações sérias sobre a saúde e a segurança dos pacientes.