A consultoria StoneX divulgou nesta terça-feira (25/04) suas estimativas para a demanda por combustíveis do Ciclo Otto no Brasil em 2023.
Segundo o relatório, a demanda por gasolina deve aumentar 2,5% em relação a 2022, para 44,1 milhões de metros cúbicos, enquanto a demanda por etanol hidratado deve subir 5,4%, para 16,4 milhões de metros cúbicos.
A StoneX atribuiu o crescimento da demanda por gasolina à dinâmica entre os combustíveis do Ciclo Otto, influenciada principalmente pela isenção de impostos federais que vigorou desde o fim de junho de 2022 até o início de março de 2023. Nesse período, a gasolina manteve vantagem sobre o etanol nas bombas, o que estimulou o consumo do combustível fóssil.
No entanto, a consultoria prevê uma mudança nesse cenário com o avanço da safra de cana-de-açúcar 2023/24 no centro-sul brasileiro, que deve aumentar a oferta de etanol no mercado nacional. Com isso, os preços do biocombustível tendem a cair e reduzir a paridade com a gasolina abaixo de 70%, favorecendo a demanda por etanol no segundo e terceiro trimestre de 2023.
A StoneX projetou ainda que a demanda total por combustíveis do Ciclo Otto no Brasil deve avançar 3,1% em 2023, para 55,6 milhões de metros cúbicos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
- Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horasNova pesquisa mostra que a frutose prepara as células de… Leia mais: Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horas
- Cientistas descobrem que a ansiedade pode vir do sistema imunológico do cérebro — não dos neurôniosNova pesquisa revela que a ansiedade pode ser controlada por células imunológicas do cérebro, mudando a compreensão sobre a origem da ansiedade.
