Segundo mídia, arqueólogos romanos literalmente tropeçaram em uma descoberta fascinante durante escavações no coração da cidade, perto das ruínas do Fórum Romano. A cabeça de mármore que desenterraram teria pertencido a uma grande estátua do deus Dionísio, o antigo deus romano do vinho, da dança e da fertilidade, que remonta à era imperial.
Cabeça de mármore de 2.000 anos do deus Dionísio é descoberta debaixo de Roma
“Os arqueólogos estavam escavando um muro da Idade Média tardia quando viram, escondida na terra, uma cabeça de mármore branco”, de acordo com comunicado do Parque Arqueológico do Coliseu, que abrange o Fórum Romano.
Curiosamente, a antiga cabeça de mármore tinha sido incorporada à parede como material de construção. Quando os arqueólogos desenterraram o artefato, ele brilhou lindamente.
“O rosto é refinado e gracioso, jovem e feminino. Tudo isso nos faz pensar que esta poderia ser uma representação de Dionísio. Os olhos ocos, que provavelmente estavam cheios de vidro ou pedras preciosas, são dos primeiros séculos do Império Romano”, disseram os arqueólogos.
Segundo eles, a superfície da cabeça não está completamente visível, pois uma limpeza cuidadosa do artefato ainda está em andamento. Segundo Claudio Parisi Presicce, diretor dos museus arqueológicos de Roma, a cabeça é de um período entre o século I a.C. e o século II d.C. A descoberta arqueológica sensacional será restaurada para ser exposta.