A redução das tarifas de energia elétrica favoreceu a indústria até o terceiro trimestre, mas para 2023, fatores que contribuíram para o bom desempenho em 2022 não mais estarão presentes.
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,9% em 2022, impulsionado principalmente pelos serviços presenciais, porém a indústria amargou uma queda de 0,3%, com destaque para a indústria de transformação, que encolheu 1,4%. Já a agricultura sofreu com as más condições climáticas, prejudicando as lavouras de soja e milho.
A redução das tarifas de energia elétrica favoreceu a indústria até o terceiro trimestre, mas para 2023, fatores que contribuíram para o bom desempenho em 2022 não mais estarão presentes. A indústria deve reverter o resultado positivo do ano anterior e a política monetária restritiva também afetará o desempenho do setor. O comércio também deve desacelerar.
No entanto, a agropecuária tem tudo para mitigar esse cenário desfavorável, com previsão de crescimento de 13% na produção de grãos, leguminosas e oleaginosas em 2023. A participação do agronegócio no PIB pode alcançar 31%, equivalente ao tamanho do PIB da Argentina.
A aprovação da reforma tributária do consumo pode melhorar esse cenário, reduzindo ineficiências e impulsionando a produtividade nos próximos anos. A expectativa positiva em torno de sua aprovação pode estimular a antecipação de investimentos na economia brasileira. Em 2023, a agropecuária será o único motor que continuará funcionando, preservando esperanças no futuro do país.
Com informações da Revista Veja
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]