Os funerais de Aretha Franklin, conhecida como a “rainha do soul”, acontecem no próximo dia 31 de agosto, uma sexta-feira.
Com informações do enviado especial da RFI a Detroit, Eric de Salve
Aretha Franklin morreu na quinta-feira (16) em Detroit, aos 76 anos. Famosa por sucessos como “Respect” e “Chain Fools”, ela conquistou 25 discos de ouro e ganhou o Grammy 18 vezes.
Franklin influenciou gerações inteiras de cantores, das divas do pop Mariah Carey e Whitney Houston, passando por Alicia Keys, Beyoncé, Mary J. Blige, até a britânica Amy Winehouse.
Quatro mil convidados
A cerimônia em memória de Franklin será em uma grande igreja pentecostal de Detroit, com capacidade para quatro mil pessoas. A lista de presença inclui muitas personalidades da música e da política, como Beyoncé e Barack Obama.
Enquanto isso, as homenagens espontâneas de fãs prosseguem na cidade, sempre importante na trajetória da artista. Os habitantes lembram que ela continuou sempre muito ligada a Detroit.
Por essa proximidade com a cidade, a família de Aretha Franklin decidiu organizar o velório público, nos dias 28 e 29 de agosto, no Museu Afro-americano, dedicado à história dos negros nos Estados Unidos.
Em 2005, uma outra personalidade histórica americana, Rosa Parks, figura emblemática da luta contra a segregação racial, recebeu homenagem semelhante em Detroit.