O dia de São Patrício é uma festa anual que celebra a vida e a obra de São Patrício, o padroeiro da Irlanda. A data é comemorada em 17 de março, dia da morte do santo no ano 461.
Quem foi São Patrício?
São Patrício foi um missionário cristão que nasceu na Grã-Bretanha no século IV e foi levado como escravo para a Irlanda quando tinha 16 anos. Lá, ele se converteu ao cristianismo e escapou de seus captores após seis anos. Ele retornou à Irlanda como bispo e pregou o evangelho aos irlandeses pagãos, usando o trevo de três folhas como símbolo da Santíssima Trindade .
Como se celebra o dia de São Patrício?
O dia de São Patrício é uma ocasião para celebrar a cultura e a identidade irlandesa, com desfiles, música, dança, comida e bebida típicas. A cor verde é usada para representar a ilha esmeralda e o trevo. Muitas pessoas também usam chapéus, perucas ou roupas com motivos irlandeses . Além disso, é costume beber cerveja ou uísque irlandês nesse dia, pois as restrições da quaresma são suspensas temporariamente.
Onde se celebra o dia de São Patrício?
O dia de São Patrício é celebrado principalmente na Irlanda e nos países anglofônicos onde há uma grande comunidade irlandesa ou descendente, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido. No entanto, a festa também se espalhou por outras partes do mundo graças à globalização e ao turismo. Assim, é possível encontrar eventos alusivos ao dia de São Patrício em lugares tão diversos como Brasil, Japão, Rússia ou África do Sul.
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]