O Tesouro prevê que a Dívida Pública subirá nos próximos meses e deve encerrar 2023 entre R$ 6,4 trilhões e R$ 6,8 trilhões.
A Dívida Pública é o conjunto de empréstimos que o governo faz para financiar seus gastos. Esses empréstimos podem ser feitos junto a agentes internos (como bancos, empresas e pessoas) ou externos (como organismos internacionais e governos estrangeiros).
A Dívida Pública tem impacto sobre a economia, pois afeta a taxa de juros, a inflação e o crescimento do país.
Quanto maior a Dívida Pública, mais o governo precisa pagar de juros aos credores, o que reduz os recursos disponíveis para investir em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Além disso, uma Dívida Pública elevada pode gerar desconfiança dos investidores e aumentar o risco de calote, o que encarece o crédito e dificulta o desenvolvimento do país.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!