O Tesouro prevê que a Dívida Pública subirá nos próximos meses e deve encerrar 2023 entre R$ 6,4 trilhões e R$ 6,8 trilhões.
A Dívida Pública é o conjunto de empréstimos que o governo faz para financiar seus gastos. Esses empréstimos podem ser feitos junto a agentes internos (como bancos, empresas e pessoas) ou externos (como organismos internacionais e governos estrangeiros).
A Dívida Pública tem impacto sobre a economia, pois afeta a taxa de juros, a inflação e o crescimento do país.
Quanto maior a Dívida Pública, mais o governo precisa pagar de juros aos credores, o que reduz os recursos disponíveis para investir em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Além disso, uma Dívida Pública elevada pode gerar desconfiança dos investidores e aumentar o risco de calote, o que encarece o crédito e dificulta o desenvolvimento do país.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
