O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou um vídeo em seu Twitter onde acusa o Google de manipular os resultados de pesquisa. Além disso, ele também questionou o fato da empresa ignorar os eventos de sua agenda.
Segundo Trump, a empresa de Mountain View favorece resultados negativos a seu respeito. Quando um usuário pesquisa seu nome, o Google mostraria apenas os resultados pejorativos, ou seja, que denigrem sua imagem.
Além disso, Trump ainda alega que o Google deliberadamente ignora todos os comícios e eventos de sua agenda, ao contrário do que acontecia com seu antecessor.
No vídeo podemos ver claramente que eventos ligados à Barack Obama constantemente eram divulgados na página inicial do buscador.
Em resposta às acusações, o Google alegou que não escolhe lados políticos e reiterou que os resultados de pesquisa são mostrados de acordo com a relevância do assunto.
O assunto tem sido tema de debates nos últimos meses. Após diversas empresas de tecnologia serem acusadas de boicotar usuários declaradamente de Direita, não apenas nos EUA.
O caso de Trump não é o primeiro em que os resultados de pesquisa do Google mostram artigos de origem duvidosa e pouco relevante no seu topo da pesquisa.
Vale lembrar que o Facebook e Twitter recentemente receberam duras críticas ao punirem (bloqueando contas) de forma desigual, grupos ligados a partidos políticos de direita e esquerda.
#StopTheBias pic.twitter.com/xqz599iQZw
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 29, 2018