O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (23) que vai lançar, na quarta-feira (25), uma rede para a aplicação de testes para coronavírus no estado de São Paulo. Segundo ele, a intenção é que sejam realizados 2 mil testes por dia. “Testar, testar e testar. Essa é a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirmou Doria.
A ampliação dos testes será possível por meio de parceria com 17 laboratórios ligados à Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Butantan.
Segundo o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, 15 mil testes para coronavírus já foram feitos na capital paulista, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Adquirimos mais 100 mil testes do coronavírus que devem chegar na cidade na semana que vem”, afirmou. “Estamos nos preparando para o momento pior da crise.”
Além disso, São Paulo está ampliando o número de leitos no Hospital das Clínicas para o tratamento da doença. “O Hospital das Clínicas, maior complexo hospitalar da América Latina, abre 900 leitos para tratar o coronavírus a partir desta sexta-feira (27). Temos um andar completo, que foi reformado em tempo recorde. Já temos 200 leitos em UTI prontos.”
Também foram criados cinco centros de triagem para o atendimento de casos suspeitos. Os centros ficarão alojados no Hospital Emílio Ribas, Hospital do Mandaqui, Hospital Geral da Vila Penteado, Hospital Ipiranga e no Hospital Geral de Guaianazes.