O mês de maio está repleto de atrações para os admiradores do céu noturno. Além de diversos lançamentos espaciais, o calendário astronômico de maio reserva fenômenos naturais impressionantes, como um eclipse lunar total e duas chuvas de meteoros.
Confira os principais eventos e saiba como observá-los.
O destaque do mês é o eclipse lunar total, também chamado de Lua de Sangue, que ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra e adquire uma tonalidade avermelhada. O eclipse será visível nas Américas do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia na noite do dia 15 e madrugada do dia 16. A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 02h55 de segunda-feira (16), horário de Brasília. O período em que a Lua estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.
Outro espetáculo celeste será a chuva de meteoros Eta Aquáridas, originada dos detritos do famoso cometa Halley. A chuva começou em 19 de abril e se estende até 28 de maio, mas atinge o pico entre os dias 4 e 6. Durante esse período, haverá a chance de ver meteoros Aquáridas surgindo no céu sempre que o ponto radiante (a constelação de Aquário) estiver acima do horizonte. As melhores exibições acontecem pouco antes do amanhecer, momento em que o ponto radiante estará mais alto no céu.
Uma chuva de meteoros menos intensa, mas ainda assim interessante, é a Líridas (ou Lirídeos), que ocorre entre os dias 3 e 14, com pico entre domingo (8) e segunda-feira (9). Os meteoros Líridas aparecem na região da constelação de Lira, próxima do horizonte norte. A partir das 23h15, todas as noites, será possível testemunhar a chuva de meteoros, que permanecerá ativa até o amanhecer.
Além dos fenômenos naturais, o mês de maio também reserva alguns lançamentos espaciais importantes. No dia 3, um foguete Rocket Lab Electron vai lançar a missão Cislunar Autonomous Positioning System Operations and Navigation Experiment (CAPSTONE), da NASA, para a Lua a partir da Nova Zelândia. A missão vai testar uma órbita inédita ao redor da Lua e preparar o caminho para a futura estação lunar Gateway.
No dia 19, um foguete Atlas V da United Launch Alliance vai lançar a espaçonave CST-100 Starliner da Boeing à Estação Espacial Internacional (ISS), em um segundo teste orbital não tripulado. A missão vai avaliar o desempenho da cápsula Starliner antes de levar astronautas à ISS.
Esses são alguns dos eventos astronômicos mais relevantes do mês de maio. Para acompanhar esses e outros acontecimentos no céu e na galáxia, fique ligado no nosso site e nas nossas redes sociais.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.