Cientistas estão trabalhando no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para captar energia do corpo humano, visando alimentar dispositivos médicos e tecnológicos.
Essas tecnologias incluem geradores implantáveis que convertem energia térmica e cinética em eletricidade, bem como geradores vestíveis que aproveitam o movimento dos músculos e o batimento cardíaco para gerar energia.
Esses avanços promissores têm o potencial de revolucionar a forma como alimentamos e utilizamos dispositivos no futuro, abrindo caminho para uma maior eficiência e compatibilidade com o corpo humano.
Embora ainda estejamos nos estágios iniciais, o desenvolvimento contínuo de novos materiais e designs promete melhorar a eficiência e a biocompatibilidade dos geradores de energia.
Com o aumento da demanda por dispositivos médicos implantáveis de longa duração, é concebível que no futuro estaremos utilizando a energia do nosso próprio corpo para uma variedade de aplicações, desde dispositivos médicos diretos até sensores, interfaces e outras ampliações de biohacking. Parece que realmente há muito a ganhar ao aproveitar o poder interior.