O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje (14) que os turcos vão boicotar os produtos eletrônicos, inclusive o iPhone, que vêm dos Estados Unidos. A iniciativa é uma retaliação às sanções impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que aumentou os impostos sobre alumínio e aço. Paralelamente, os norte-americanos exigem a libertação de um religioso preso há dois anos na Turquia.
“Vamos boicotar os produtos eletrônicos dos EUA”, disse Erdogan durante discurso em Ancara. “Vamos produzir todos os produtos que estamos importando do exterior, com moeda estrangeira aqui, e nós seremos os que exportam esses produtos. Vamos impor um boicote aos produtos eletrônicos dos Estados Unidos. Se eles têm iPhones, existe a Samsung do outro lado. E temos o nosso próprio Vestel”, afirmou o presidente se referindo à fabricante turca de eletrodomésticos.
VEJA MAIS:
– Curta a página da W Rádio Brasil no Facebook!
– Feira no Rio celebra comida de rua; coxinha de um quilo foi um dos destaques do evento
De acordo com Erdogan, os turcos enfrentam um “ataque econômico” e os Estados Unidos tentam “esfaquear a Turquia pelas costas”.
O governo Trump cobra da Turquia a libertação do pastor evangélico norte-americano Andrew Brunson, acusado de terrorismo e espionagem. O impasse entre os dois países levou à queda das bolsas de valores em vários países e afetou também o preço do dólar no Brasil. No mercado brasileiro, a situação indica estar normalizada. *Com informações da PressTV, emissora estatal de televisão do Irã.