Um estudo recente trouxe novidades sobre a capacidade dos cães de compreender palavras humanas.
Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, descobriram que os cães podem diferenciar palavras que representam objetos, como “bola” ou “frisbee”, de maneira semelhante aos humanos.
Anteriormente, acreditava-se que os cães respondiam a comandos como “senta” ou “pega”, mas tinham dificuldade em identificar objetos apenas por palavras. No entanto, o novo estudo mostrou que o cérebro dos cães reage de forma diferente a palavras conhecidas e desconhecidas, indicando um entendimento maior do que se pensava.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas utilizaram monitores de EEG para observar a atividade cerebral dos cães enquanto lhes eram apresentados objetos que correspondiam ou não às palavras ditas pelos donos. Os resultados foram surpreendentes: 14 dos 18 cães testados mostraram atividade cerebral que sugere um entendimento das palavras.
Marianna Boros, líder da pesquisa, acredita que essas descobertas podem ajudar a entender melhor como os cães aprendem e processam a linguagem, e até mesmo lançar luz sobre a aquisição da linguagem humana. Além disso, o estudo levanta questões sobre as habilidades cognitivas de outros mamíferos e como eles poderiam se sair em testes semelhantes.
O estudo também reflete sobre a evolução da compreensão da linguagem nos cães e suas implicações para o nosso entendimento do desenvolvimento da linguagem humana e das habilidades cognitivas compartilhadas entre os mamíferos.
Os cães podem estar mais próximos de nós do que imaginávamos, pelo menos quando se trata de entender palavras.
Fonte: Link.