Rádio ao vivo
Últimas

Ex-integrantes da Comissão da Verdade discutirão documentos da CIA e Lei da Anistia

por

em

Os coordenadores da extinta Comissão Nacional da Verdade, que investigou crimes de agentes do Estado durante a ditadura militar, devem se reunir na casa do ex-ministro da Justiça José Carlos Dias. O encontro ocorre na terça-feira (15) à tarde.

Os pesquisadores querem discutir a descoberta de documento interno da inteligência do governo dos Estados Unidos pelo pesquisador da FGV Matias Spektor.

No documento, a CIA informa que Ernesto Geisel autorizou a manutenção de execuções contra opositores ao regime. O documento é de 11 de abril de 1974. Geisel foi presidente de 1974 a 1979.

Veja Mais:
Desmatamento na Amazônia Legal cai 12% entre 2016 e 2017

O ex-coordenador da comissão Paulo Sergio Pinheiro contou que não ficou surpreso com a revelação. Ele disse que a comissão já responsabiliza os generais Geisel e João Baptista Figueiredo, que o sucedeu, pelas execuções.

Os ex-integrantes vão discutir, inclusive, ações para estimular a revisão da Lei da Anistia. A lei, promulgada por Figueiredo em 1979, impede a punição de crimes cometidos por motivação política durante a ditadura. Com informações da Radioagência Nacional.

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: