O exoesqueleto é uma estrutura externa que cobre e sustenta o corpo de alguns animais, como insetos, crustáceos e corais.
Ele é formado por substâncias orgânicas e minerais, como quitina, proteínas, carbonato de cálcio e aragonita. O exoesqueleto tem diversas funções, como proteção, suporte, movimento e impermeabilização.
Além dos animais, o exoesqueleto também pode ser usado por seres humanos, graças à tecnologia. Existem diversos modelos de exoesqueletos artificiais que podem auxiliar pessoas com deficiência física, trabalhadores que realizam esforços repetitivos ou soldados que precisam carregar cargas pesadas. Esses equipamentos são feitos de materiais leves e resistentes, como alumínio, fibra de carbono e polímeros. Eles também possuem sensores, motores e baterias que permitem controlar os movimentos e a força aplicada.
Alguns exemplos de exoesqueletos artificiais são:
- HAL (Hybrid Assistive Limb): desenvolvido pela empresa japonesa Cyberdyne, é um dos exoesqueletos mais avançados do mundo. Ele é capaz de ler os sinais elétricos enviados pelo cérebro aos músculos e amplificar o movimento das pernas e dos braços. Ele pode ser usado para reabilitação de pacientes com lesões na medula espinhal ou doenças neuromusculares, ou para aumentar a força e a resistência de trabalhadores e idosos.
- ReWalk: criado pela empresa israelense ReWalk Robotics, é um exoesqueleto que permite que pessoas com paraplegia possam ficar em pé e caminhar. Ele é composto por uma estrutura metálica que envolve as pernas e a cintura, um computador que controla os movimentos e uma bateria que dura até oito horas. O usuário pode acionar o exoesqueleto por meio de um controle remoto ou de um aplicativo no celular.
- Ekso: fabricado pela empresa americana Ekso Bionics, é um exoesqueleto que ajuda pessoas com lesões neurológicas ou ortopédicas a recuperar a mobilidade. Ele é formado por uma estrutura de alumínio que se adapta ao corpo do usuário, um sistema de sensores que detecta o equilíbrio e a intenção de movimento e um software que ajusta a assistência necessária. Ele pode ser usado em clínicas ou hospitais para treinar os pacientes a andar novamente.
- HULC (Human Universal Load Carrier): projetado pela empresa americana Lockheed Martin, é um exoesqueleto militar que visa aumentar a capacidade de carga e a resistência dos soldados. Ele é constituído por uma estrutura de titânio que se conecta aos pés e à parte inferior das costas do usuário, um sistema hidráulico que fornece potência aos membros inferiores e uma bateria que dura até quatro horas. Ele pode suportar até 90 kg de carga sem afetar a velocidade ou a agilidade do soldado.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
