Segundo o Washington Post, o Facebook está introduzindo um novo sistema de classificação que avalia a confiabilidade dos usuários. O sistema faz parte de um esforço mais amplo para combater a desinformação e a propagação das notícias falsas na plataforma.
O Facebook luta há muito tempo contra as fake news e a empresa lançou várias iniciativas para reduzir o número dessas histórias. Um deles é um recurso que pede aos usuários que votem em quão verdadeiras certas notícias são. Se uma determinada notícia for denunciada como falsa por muitas pessoas, os funcionários do Facebook investigarão para determinar se essa avaliação é precisa.
Mas esse processo cria outro problema: como você sabe se os usuários que relatam notícias são confiáveis?
Para resolver esse problema, o Facebook criou outra métrica que acompanha o quanto a avaliação de um usuário em particular concorda com a do Facebook. Se os usuários relatarem uma história como falsa quando ela for verdadeira, a pontuação de confiabilidade diminuirá e aumentará se ela usar a ferramenta como pretendido.
“Não é incomum que as pessoas nos digam que algo é falso, simplesmente porque discordam da premissa de uma história ou estão tentando intencionalmente segmentar uma determinada editora”, disse a gerente de produto do Facebook, Tessa Lyons.
A “pontuação de confiabilidade” é um valor oculto visível apenas para a equipe do Facebook, e é um número único que varia de 0 a 1. O Facebook diz que essa é apenas uma das várias métricas que a empresa usa para avaliar relatórios de usuários.