Rádio ao vivo
Últimas

Famílias de baixa renda podem deixar de pagar conta de luz

por

em

Câmara aprova projeto de lei que permite privatização de distribuidoras de energia das regiões Norte e Nordeste.

O projeto de lei aprovado na noite dessa terça-feira (10), pela Câmara dos Deputados, atinge seis distribuidoras de energia da região Norte e Nordeste, atualmente controladas pela Eletrobras, que poderão ser privatizadas.

São elas: Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia, Companhia de Eletricidade do Acre, Companhia Energética de Alagoas, Companhia de Energia do Piauí e Boa Vista Energia, que atende Roraima.

O projeto segue agora para o Senado e entra na fila das propostas de interesse do governo que podem ser pautadas durante os mutirões de votação que serão feitos no período de campanha eleitoral, entre agosto e outubro.

Este projeto de lei repete boa parte do texto da medida provisória que abria caminho para a desestatização da Eletrobras, mas perdeu a validade no mês de junho, por falta de consenso entre os parlamentares.

A saída encontrada pelo Executivo, então, foi enviar as alterações por meio de projeto de lei.

O texto foi alterado pelos deputados, que incluíram na proposta a gratuidade da tarifa de energia elétrica para famílias de baixa renda, com consumo mensal de até 70 quilowatts/hora.

VEJA MAIS:
Curta a página da W Rádio Brasil no Facebook!
Novo ministro do Trabalho não descarta mudanças em indicações políticas
Apontado como mandante da morte de Marielle, Curicica é denunciado por outro homicídio no Rio

Moradores de áreas consideradas remotas, ou seja, distantes das redes de distribuição, não serão onerados para que a rede de fornecimento de energia chegue até eles.

Também foi apresentada uma emenda colocando regras para evitar a demissão de servidores das distribuidoras no caso de privatização, mas a maioria dos deputados rejeitou este trecho.

Outra emenda rejeitada pedia que a população fosse consultada, por meio de um referendo, sobre a privatização. Por Radioagência Nacional.

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: