Segundo informa o jornal The Independent, os serviços britânicos de proteção aos animais estão em alerta desde o lançamento da série Game of Thrones, em 2011, quando cresceu consideravelmente o número de cães da raça huskies, comprados ou adotados. O problema é que cresceu também o número de abandonos nas ruas e em abrigos para cachorros.
De acordo com o jornal, em 2017 já foram cerca de 74 casos de animais doados ou abandonados no Reino Unido. Uma especialista ouvida pela publicação, revelou que a tendência é que esse número aumente de forma intensa nos próximos dias, pois muitas pessoas ganham cães de presente de Natal.
Segundo a organização dos direitos dos animais PETA, devido ao sucesso da série, as pessoas compram ou adotam esses cachorros por impulso, sem antes pensar na estrutura necessária para cuidar deles.
O problema é tão grave que em agosto deste ano o ator Peter Dinklage, o Tyrion da série, fez um apelo aos fãs para que eles pensassem bem antes de adotar ou comprar um cachorro.
“Por favor, se você quer trazer um cachorro para sua família, tenha certeza de estar preparado para essa tremenda responsabilidade, e sempre que possível adote de um abrigo”, disse ele.
O caso não atinge apenas os abrigos do Reino Unido. Nos EUA o número de huskies abandonados também tem crescido nos últimos anos e os responsáveis pelos abrigos locais apontam o sucesso da série como a principal causa.
Vale lembrar que algo parecido já aconteceu com outras raças, como os dálmatas na década de 90, por causa do filme “101 Dálmatas”, e mais recente, com os chihuahuas em 2008, após o sucesso de “Perdido pra cachorro”.
Game of Thrones está em sua reta final. As filmagens da oitava e última temporada, que terá apenas seis episódios, já estão acontecendo e deve estrear apenas em 2019.