As férias coletivas são uma medida adotada por algumas montadoras de veículos no Brasil para ajustar a produção à demanda do mercado e evitar o acúmulo de estoques.
Em 2023, pelo menos quatro montadoras anunciaram férias coletivas em suas fábricas no país: Volkswagen, General Motors, Hyundai e Stellantis.
Essas empresas enfrentam uma desaceleração nas vendas de veículos e uma instabilidade no fornecimento de componentes, como semicondutores e aço. As férias coletivas variam de dez a 17 dias e afetam milhares de trabalhadores.
As férias coletivas não são novidade na indústria automotiva brasileira. Em anos anteriores, outras montadoras também recorreram a essa estratégia para adequar a oferta à demanda e reduzir os custos operacionais.
As férias coletivas podem ter impactos positivos e negativos para os trabalhadores e para a economia. Por um lado, elas evitam demissões em massa e garantem o pagamento dos salários durante o período de paralisação. Por outro lado, elas reduzem a renda disponível dos trabalhadores e afetam a cadeia produtiva do setor automotivo.
Para saber mais sobre as férias coletivas das montadoras de veículos no Brasil, confira os links abaixo:
- Com mercado em desaceleração, montadoras adotam férias coletivas em fábricas do Brasil | Vale do Paraíba e Região | G1
- Montadoras reduzem produção e dão férias coletivas para evitar alta de estoque – 20/03/2023 – Mercado – Folha
- Montadoras param produção e instauram férias coletivas após desempenho abaixo do esperado na venda de veículos
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
