Oito indicadores de violência no Rio de Janeiro tiveram queda em fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os números foram divulgados pelo ISP, o Instituto de Segurança Pública do Estado, nessa segunda-feira (2). Neste ano, foram registradas 561 vítimas de morte violenta no estado do Rio de Janeiro.
Veja Mais:
– Percepção do brasileiro sobre qualidade do ensino piora, aponta CNI
– Bolsonaro acusa PT de não querer apurar tiros que mataram Celso Daniel
No ano passado, este número chegou a marca de 618 mortes, uma queda de 9,2%. A queda foi ainda maior em relação a janeiro de 2018, com 88 vítimas a menos.
O instituto alerta que a diminuição nos números pode não representar uma redução da violência, já que segundo o ISP a paralisação de algumas atividades da Polícia Civil, nos quatro primeiros meses do ano passado, colaborou para diminuir os registros dos delitos nesse período, como nos casos de alguns crimes ao patrimônio.
Estimativas calculadas pelo instituto mostraram que o número de registros de roubo de rua, em fevereiro de 2017, representaram cerca de 26% do total do que seria observado caso não houvesse a paralisação.
Apesar de algumas categorias de roubo terem registrado queda, outras ocorrências como roubo e furto de veículos, sofreram aumento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
O número de policiais mortos em serviço também aumentou, de um para dois, em deste ano.
Foi registrado aumento em todos os índices de produtividade policial. O maior deles foi em relação ao número de veículos recuperados: 42,7%, em relação a fevereiro do ano passado. Por: Radioagência Nacional