A confiança do consumidor brasileiro teve uma leve queda em abril, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) cedeu 0,2 ponto neste mês, para 86,8 pontos. Esse resultado foi influenciado pela piora das expectativas para os próximos meses, principalmente entre as famílias de menor renda.
A FGV apontou que esse cenário pode estar relacionado a um alto endividamento das famílias, um aumento das perspectivas de inflação e uma dificuldade de acesso ao crédito. Além disso, há uma boa dose de incerteza sobre a saúde financeira do país, o que afeta as decisões no curto prazo.
Por outro lado, a percepção dos consumidores sobre o momento presente teve uma variação positiva de 0,1 ponto, para 72,1 pontos. Esse foi o melhor resultado desde outubro de 2022. As perspectivas sobre a situação financeira futura das famílias também tiveram alta de 3,5 pontos, para 100,1 pontos.
A confiança do consumidor é um indicador importante para medir o grau de otimismo ou pessimismo da população em relação à economia. Ela afeta o consumo das famílias e o investimento das empresas. Uma queda na confiança pode sinalizar uma retração da atividade econômica e uma dificuldade de recuperação.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.