Você já imaginou poder criar ou modificar qualquer conteúdo em um vídeo apenas digitando uma descrição em texto?
Essa é a proposta do Firefly, uma ferramenta de inteligência artificial generativa desenvolvida pela Adobe, que está integrada aos seus softwares de edição de vídeo, o Premiere Pro e o After Effects.
O Firefly é capaz de interpretar as intenções do usuário e aplicar as mudanças desejadas no vídeo de forma rápida e fácil. Por exemplo, se você quiser alterar o horário do dia para o pôr do sol, basta digitar algo como “mude a cena para o pôr do sol” e o Firefly vai fazer isso por você.
Além de alterar detalhes específicos de uma cena, como a paleta de cores, o clima, o ângulo da iluminação e outros, o Firefly também pode criar sons e músicas para despertar sentimentos específicos, gerar estilos e animações para fontes e ilustrações, e usar scripts como prompts para ver cenas e criar storyboards.
O Firefly também funciona como um “copiloto” durante o trabalho de edição, apresentando tutoriais e dicas interessantes que podem ajudar o criador de conteúdo a incrementar o material e acelerar o desenvolvimento da edição.
A ferramenta usa técnicas avançadas de aprendizado de máquina e redes neurais para gerar conteúdo realista e coerente com o contexto do vídeo. Segundo a Adobe, o Firefly é uma forma de democratizar a criação de conteúdo e estimular a criatividade dos usuários.
O Firefly ainda está em fase de testes e não tem uma data de lançamento prevista. Mas você pode acompanhar as novidades da Adobe no site oficial ou no canal do YouTube.