A física quântica é um ramo da física que estuda os fenômenos que ocorrem em escalas muito pequenas, como átomos, moléculas e partículas subatômicas.
Nessa escala, as leis da física clássica não se aplicam, e os sistemas quânticos apresentam comportamentos surpreendentes e imprevisíveis.
A física quântica tem diversas aplicações práticas no nosso cotidiano, como por exemplo:
- Os lasers, que são dispositivos que emitem luz coerente e intensa, baseados nos conceitos de emissão e absorção de fótons pelos átomos.
- Os transistores, que são componentes eletrônicos que permitem controlar a corrente elétrica em circuitos, baseados nas propriedades dos semicondutores e dos elétrons.
- A criptografia quântica, que é uma técnica de comunicação segura que usa as propriedades da mecânica quântica para codificar e decodificar informações.
Existem muitos brasileiros que estudam e contribuem para o avanço da física quântica, como por exemplo:
- Artur Avila, que é um matemático que recebeu a Medalha Fields em 2014 por seus trabalhos em sistemas dinâmicos e teoria espectral, áreas relacionadas à física quântica.
- Marcelo Gleiser, que é um físico e escritor que pesquisa temas como cosmologia, origem do universo e física de partículas.
- Vanderlei Bagnato, que é um físico e professor que lidera um grupo de pesquisa em óptica e informação quântica na USP.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
- Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horasNova pesquisa mostra que a frutose prepara as células de… Leia mais: Frutose em bebidas pode ativar inflamação no corpo em poucas horas
- Cientistas descobrem que a ansiedade pode vir do sistema imunológico do cérebro — não dos neurôniosNova pesquisa revela que a ansiedade pode ser controlada por células imunológicas do cérebro, mudando a compreensão sobre a origem da ansiedade.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
