Uma das maiores geleiras da Antártida, conhecida como Geleira Thwaites, está recuando mais rápido do que se pensava por causa de um fenômeno subaquático, segundo um novo estudo.
A geleira é chamada de “Geleira do Juízo Final” por seu potencial de elevar o nível do mar em mais de três metros se derreter completamente.
O estudo, publicado na revista Science Advances, revelou que os sedimentos que se acumulam sob a geleira estão reduzindo o atrito entre o gelo e o solo, permitindo que a geleira deslize mais facilmente para o oceano. Os pesquisadores usaram varreduras subaquáticas de alta resolução para mapear a topografia do leito da geleira e medir sua velocidade e espessura.
Os dados coletados pelos cientistas estão sendo usados para criar modelos 3D da geleira e estimar sua perda futura de gelo. Os modelos mostram que a geleira está perdendo cerca de 50 bilhões de toneladas de gelo por ano, contribuindo para 4% do aumento do nível do mar global. Se a geleira colapsar, ela poderá desestabilizar outras partes da camada de gelo da Antártida Ocidental, levando a um aumento ainda maior do nível do mar.
O estudo alerta que a Geleira Thwaites é uma das mais vulneráveis ao aquecimento global e que seu derretimento pode causar danos irreversíveis às comunidades costeiras ao redor do mundo. Os cientistas pedem mais pesquisas e monitoramento da geleira para entender melhor os processos que afetam sua estabilidade e prever seu comportamento futuro.