O Governo de Minas, lançou nesta sexta-feira (1º) novos produtos do Pró-Inovação, um programa de financiamento e incentivo à inovação no estado.
O Pró-Inovação oferece condições diferenciadas para empresas mineiras que desejam investir em projetos de inovação, como desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, melhoria da qualidade ou produtividade, adoção de novas tecnologias ou modelos de negócio, entre outros.
O programa financia até 80% do valor do projeto de inovação, com teto entre R$ 5 milhões e R$ 30 milhões, prazo de até 36 meses de carência e até 96 meses para pagamento, e custos abaixo da taxa Selic. Além disso, o programa oferece bônus de adimplência de até 15% sobre os juros pagos.
O objetivo do programa é impulsionar projetos de inovação em empresas mineiras, fortalecendo o setor produtivo com mais inovação e transferência de tecnologia, gerando mais competitividade, valor e emprego de qualidade. O programa também busca estimular a interação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas, fomentando a pesquisa aplicada e a cooperação tecnológica.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mateus Simões, destacou a importância do Pró-Inovação para o desenvolvimento econômico e social do estado. “O Pró-Inovação é uma iniciativa estratégica para apoiar as empresas mineiras que querem se diferenciar no mercado e se adaptar às novas demandas da sociedade. Com esse programa, o Governo de Minas reafirma o seu compromisso com a inovação como vetor de crescimento e transformação”, afirmou.
O presidente do BDMG, Sérgio Gusmão, ressaltou as vantagens do Pró-Inovação para as empresas que buscam financiar seus projetos inovadores. “O Pró-Inovação é um produto único no mercado, que oferece condições muito atrativas para as empresas que querem investir em inovação. O programa tem uma taxa de juros muito competitiva, um prazo longo e flexível, e um bônus que reduz ainda mais o custo do financiamento. Além disso, o programa tem uma análise simplificada e ágil, que leva em conta o potencial inovador do projeto”, explicou.
O diretor-presidente da Fapemig, Paulo Beirão, ressaltou o papel da fundação na concepção e na operacionalização do Pró-Inovação. “A Fapemig tem uma atuação fundamental no Pró-Inovação, pois é responsável pela avaliação técnica dos projetos de inovação submetidos ao programa. A fundação também contribui com a articulação entre as empresas e as instituições científicas e tecnológicas do estado, facilitando a realização de parcerias para o desenvolvimento dos projetos”, disse.
As empresas interessadas em participar do Pró-Inovação devem acessar o site do BDMG e preencher o formulário de manifestação de interesse. Após a análise preliminar do BDMG, as empresas serão orientadas a enviar os documentos necessários para a formalização da proposta. O prazo para adesão ao programa é até 31 de dezembro de 2023.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!