Uma rede de hotéis em Tóquio, no Japão, anunciou na última terça-feira (11) que a partir de janeiro vai começar a usar canudos de madeira em seu restaurante.
A ideia é substituir os tradicionais canudos de plástico nos restaurantes e bares da marca até o próximo mês de abril.
A iniciativa vai de encontro aos esforços globais para reduzir a poluição nos mares causada pelo plástico.
Os novos canudos descartáveis, que foram desenvolvidos pela The Capitol Hotel Tokyu Co. e pela construtora de casas de madeira Aqurahome Co., são feitos com o curling de madeira de plantação doméstica, que passam por um processo e são fatiados finamente.
A criação é do jornalista ambiental Yuri Takeda e será usada no restaurante do hotel “ORIGAMI” a partir de 16 de janeiro.
A decisão ocorreu em meio a grandes empresas como a Starbucks e a Walt Disney, que estão intensificando seus esforços para abandonar os canudos de plástico para proteger o meio ambiente marinho.
Outras empresas similares começaram a distribuir alternativas como canudos de papel.
O hotel e a construtora residencial disseram que esperam que o uso de canudos de madeira melhore o entendimento das pessoas sobre a silvicultura sustentável.
Embora os canudos de madeira sejam bem mais caros do que os canudos de plástico, eles pretendem reduzir o custo expandindo o seu uso.