O relatório Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (17), mostrou que o mercado financeiro está cada vez mais pessimista com a inflação no Brasil.
A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 5,90% para 6,01%, a décima segunda alta consecutiva. Com isso, a inflação supera o teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de até 4,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
O relatório também elevou a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 de 0,84% para 0,85%, indicando uma recuperação modesta da economia após a crise provocada pela pandemia de covid-19. Por outro lado, a expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, permaneceu em 12,75% ao ano para o fim de 2023, o que significa que o Banco Central terá que continuar elevando os juros para tentar conter a inflação.
O relatório Focus é baseado nas projeções de mais de 100 instituições financeiras consultadas pelo Banco Central sobre os principais indicadores econômicos. O documento é divulgado toda segunda-feira e serve como referência para as decisões de política monetária do BC.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
