Rádio ao vivo
Últimas

Intoxicação por medicamentos atinge 13 mil crianças e adolescentes por ano no Brasil

por

em

A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta: é preciso cuidado para evitar intoxicação de crianças e jovens por remédios. Por ano, cerca de 13 mil crianças e adolescentes sofrem os efeitos da intoxicação pela exposição a medicamentos. É o que o aponta um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Foram mais de 245 mil casos em 18 anos, que resultaram em 240 mortes.

O presidente do Departamento de Toxicologia da instituição, Carlos Augusto Melo, afirma que os números são preocupantes e explica que a faixa de maior risco são de crianças de 1 a 4 anos.

Carlos Augusto Melo recomenda que, para diminuir o risco, deve-se evitar o estoque de medicamento em casa. Ele aconselha doar ou, se vencido, descartar de maneira adequada. Se não for possível, guardar em local seguro, longe do alcance das crianças. E também não usar medicamentos sem recomendação médica.

VEJA MAIS:
Curta a página da W Rádio Brasil no Facebook!
Rio registra mais de 13 mil tiroteios nos últimos dois anos, aponta aplicativo Fogo Cruzado
ANS quer sugestões para lista mínima de cobertura obrigatória dos planos de saúde

Caso a criança tome um medicamento, é preciso manter a calma, não provocar vômito e procurar ajuda médica. Antes de ir à emergência, também é possivel entrar em contato com o Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, que atende pelo número 0800-722-6001. É um serviço que atende a população e os profissionais de saúde para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas a intoxicações. Ele funciona todos os dias e a ligação é de graça. Por Radioagência Nacional.

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: