Jaime Maussan é um dos nomes mais conhecidos e controversos do mundo da ufologia, a ciência que estuda os objetos voadores não identificados (OVNIs) e a possível existência de vida extraterrestre.
Ele é um jornalista e apresentador de televisão mexicano que se dedica a investigar e divulgar casos de avistamentos, contatos e abduções por seres de outros planetas.
Maussan começou sua carreira como repórter de guerra e cobriu conflitos como a guerra das Malvinas, a invasão dos Estados Unidos ao Panamá e a guerra do Golfo. Em 1979, ele teve seu primeiro contato com o fenômeno OVNI, quando testemunhou uma estranha luz no céu da Cidade do México. A partir daí, ele se interessou pelo assunto e passou a pesquisar e entrevistar pessoas que afirmavam ter visto ou interagido com alienígenas.
Atualmente, ele é o apresentador da série do History Channel “Expedientes Secretos” e do programa “Jaime Maussan Presenta” no Canal Nueve. Ele também é o fundador e diretor da revista Tercer Milenio, especializada em temas paranormais e científicos. Ele tem publicado livros, documentários e artigos sobre suas pesquisas e descobertas. Ele defende que os OVNIs são evidências de uma presença inteligente e superior no universo e que devemos estar preparados para um possível contato com eles.
Uma das suas principais alegações é que ele possui os corpos de dois alienígenas mumificados, que teriam mais de mil anos de idade. Ele disse que os restos foram encontrados em minas em Cusco, no Peru, e que foram analisados pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), que confirmou que eles não são humanos nem fazem parte da nossa evolução terrestre. Ele mostrou os corpos durante uma audiência sobre Fenômenos Aéreos Não Identificados na Câmara de Deputados do México, causando polêmica e indignação.
Maussan é considerado um dos maiores especialistas em OVNIs do mundo e tem participado de vários eventos internacionais sobre o assunto.
No entanto, ele também é alvo de críticas e acusações de ser um fraudador e um explorador do fenômeno OVNI. Alguns dos seus detratores são:
- Cientistas e acadêmicos, que afirmam que ele não tem credibilidade científica e que apresenta evidências falsas ou manipuladas de supostos extraterrestres. Eles dizem que os corpos que ele exibiu são na verdade crianças ou fetos humanos mumificados, que foram desfigurados ou modificados para parecerem alienígenas.
- Jornalistas e comunicadores, que afirmam que ele se aproveita da curiosidade e da ingenuidade das pessoas para lucrar com seus programas, livros e conferências sobre OVNIs. Eles dizem que ele não tem rigor jornalístico nem ética profissional, e que usa o sensacionalismo e a desinformação para atrair audiência e publicidade.
- Ativistas e defensores dos direitos humanos, que afirmam que ele desrespeita os direitos humanos e a dignidade dos povos indígenas ao expor corpos que seriam de crianças ou fetos humanos mumificados como se fossem alienígenas. Eles dizem que ele viola as leis internacionais de proteção ao patrimônio cultural e aos restos mortais, e que ele explora a cultura e a história dos povos originários do Peru.
Jaime Maussan continua defendendo suas teses e mostrando suas provas de alienígenas, apesar das críticas e das denúncias. Ele diz que tem o apoio de milhões de pessoas que seguem seus programas, suas redes sociais e seus eventos. Ele diz que está disposto a enfrentar qualquer desafio ou processo judicial para revelar a verdade sobre a vida extraterrestre.