James Edwin Webb foi um administrador da NASA na década de 1960, que liderou a agência espacial no programa Apollo, que tinha o objetivo de levar pessoas à Lua.
Embora não fosse um cientista ou engenheiro, ele foi uma influência na ciência espacial. Webb acreditava que a NASA tinha que equilibrar o voo espacial humano e a ciência, pois essa combinação serviria como um catalisador para fortalecer as universidades e a indústria aeroespacial do país.
Durante sua gestão, a NASA investiu no desenvolvimento de sondas espaciais robóticas, que exploraram o ambiente lunar para que os astronautas pudessem fazer isso mais tarde, e enviou sondas científicas para Marte e Vênus, dando aos americanos sua primeira visão da estranha paisagem do espaço sideral. Webb também escreveu, já em 1965, que um grande telescópio espacial, então conhecido como Large Space Telescope, deveria se tornar um grande esforço da NASA. Webb se aposentou da NASA em 1968, poucos meses antes do primeiro pouso na Lua em julho de 1969.
Em sua homenagem, a NASA batizou o sucessor do Telescópio Espacial Hubble de Telescópio Espacial James Webb, que foi lançado em 2021 e projetado para estudar as origens do universo.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Do tratamento comprovado à busca pelo antienvelhecimento: As duas faces da oxigenoterapia hiperbáricaEnquanto evidências robustas validam a oxigenoterapia hiperbárica em condições críticas, a expansão para tratamentos de rejuvenescimento e perda de peso – impulsionada por relatos anedóticos e divulgação irresponsável por médicos e influenciadores – gera controvérsias que colocam a segurança dos pacientes em risco.
- O ano mais quente da história acende alerta global para a crise climáticaTemperatura recorde antecipa previsões e exige ações urgentes para conter o aquecimento global.
- Robô desenvolvido na China atinge a velocidade de Usain BoltChamado de Black Panther 2.0, robô é considerado uma revolução na robótica que supera limites humanos
- A crise da solidão entre idosos e como combater o isolamentoPesquisas revelam como a sensação de inutilidade e isolamento afetam a saúde dos idosos, destacando a necessidade de conexões significativas para uma vida mais longa e feliz.