James Edwin Webb foi um administrador da NASA na década de 1960, que liderou a agência espacial no programa Apollo, que tinha o objetivo de levar pessoas à Lua.
Embora não fosse um cientista ou engenheiro, ele foi uma influência na ciência espacial. Webb acreditava que a NASA tinha que equilibrar o voo espacial humano e a ciência, pois essa combinação serviria como um catalisador para fortalecer as universidades e a indústria aeroespacial do país.
Durante sua gestão, a NASA investiu no desenvolvimento de sondas espaciais robóticas, que exploraram o ambiente lunar para que os astronautas pudessem fazer isso mais tarde, e enviou sondas científicas para Marte e Vênus, dando aos americanos sua primeira visão da estranha paisagem do espaço sideral. Webb também escreveu, já em 1965, que um grande telescópio espacial, então conhecido como Large Space Telescope, deveria se tornar um grande esforço da NASA. Webb se aposentou da NASA em 1968, poucos meses antes do primeiro pouso na Lua em julho de 1969.
Em sua homenagem, a NASA batizou o sucessor do Telescópio Espacial Hubble de Telescópio Espacial James Webb, que foi lançado em 2021 e projetado para estudar as origens do universo.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Estudo revela como o envelhecimento pode tornar o sistema imunológico menos eficiente contra tumoresUm novo estudo mostrou que níveis altos de uma substância chamada ácido metilmalônico podem enfraquecer células do sistema imunológico chamadas células T CD8+, que são importantes na luta contra o câncer de pulmão.
- OpenAI lança ChatGPT Search para competir com o GoogleA OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT que funciona como um mecanismo de busca, competindo com o Google, que domina esse mercado há anos.
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.