O jogo da vida é um modelo matemático que simula a evolução de seres vivos em um ambiente bidimensional. Criado pelo matemático britânico John Horton Conway em 1970, o jogo da vida é considerado um exemplo clássico de autômato celular, uma estrutura que segue regras simples para gerar padrões complexos.
O jogo da vida consiste em uma grade infinita de células quadradas, que podem estar em dois estados: vivo ou morto. Cada célula interage com as oito células vizinhas, que são as adjacentes horizontal, vertical e diagonalmente. A cada geração, ou unidade de tempo, o estado de cada célula é atualizado de acordo com as seguintes regras:
- Uma célula morta com exatamente três vizinhos vivos se torna viva (nascimento).
- Uma célula viva com menos de dois vizinhos vivos morre por isolamento.
- Uma célula viva com mais de três vizinhos vivos morre por superpopulação.
- Uma célula viva com dois ou três vizinhos vivos permanece viva.
As regras são aplicadas simultaneamente em todas as células, gerando o estado da próxima geração. Dependendo das condições iniciais, as células podem formar diversos padrões ao longo do jogo, variando de fixos a caóticos. Alguns exemplos são:
- O bloco: um quadrado de quatro células vivas que permanece estável.
- O piscar: uma linha horizontal ou vertical de três células vivas que alterna entre os dois estados a cada geração.
- O planador: uma forma de cinco células vivas que se desloca diagonalmente pela grade.
- A espaçonave: uma forma de nove células vivas que se desloca horizontalmente ou verticalmente pela grade.
O jogo da vida foi criado por Conway para reproduzir, através de regras simples, as alterações e mudanças em grupos de seres vivos, tendo aplicações em diversas áreas da ciência. O jogo da vida também é interessante do ponto de vista teórico, pois tem o poder de uma máquina de Turing universal, ou seja, tudo pode ser computado através de algoritmos no jogo da vida.
O jogo da vida se tornou amplamente conhecido quando foi mencionado em um artigo publicado pela revista Scientific American em 1970, na coluna de jogos matemáticos de Martin Gardner. Desde então, o jogo da vida tem despertado o interesse e a curiosidade de muitas pessoas, que criaram variações, extensões e simulações do jogo.
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