A Microsoft lançou nesta terça-feira (5) o seu mais novo sistema operacional, o Windows 11. Como já era esperado, o sistema não é compatível com a maioria dos computadores antigos. No Brasil, o número desses aparelhos ainda é muito alto, principalmente após a inflação que atingiu este setor nos últimos anos.
Para muitas pessoas, trocar de computador agora ainda é uma realidade distante. Com o dólar em alta, preço dos combustíveis descontrolado e o valor dos pedágios acompanhando a inflação, modelos de notebook, básicos, hoje chegam perto dos R$ 3 mil.
Isso fez com que muita gente colocasse seu computador à venda em sites e aplicativos de vendas online. Em uma breve busca, acompanhamos alguns modelos que estavam anunciados nas últimas semanas. Desde ontem, boa parte tiveram o preço reduzido por seus anunciantes.
Segundo o técnico de informática, Marcos Albuquerque, quem tem uma boa máquina não precisa se preocupar em atualizar o sistema operacional tão cedo, muito menos se preocupar em trocá-la agora.
“A Microsoft ainda vai dar suporte ao Windows 10 por muito tempo. Sempre foi assim. Ele é um sistema estável, confiável e presente na maioria dos computadores. Não tem motivo para decretar o fim dele num espaço curto de tempo”, disse ele.
Sobre os preços dos computadores novos, Marcos explica que essa é uma tendência mundial e reflete na mudança de hábitos da população.
“As pessoas estão cada vez mais interessadas em equipamentos inteligentes. Trabalham cada vez mais com esses produtos. Hoje é comum encontrar pessoas que preferem comprar um computador de ponta do que comprar um carro”.
“A situação no Brasil é pior por causa do dólar e a quantidade de impostos, isso deixa os produtos eletrônicos mais caros aqui do que no resto do mundo”, completou.
Ouça o conteúdo completo na programação da W Rádio Brasil
O conteúdo produzido pela W Rádio Brasil é protegido pela Lei nº 9.610 (Lei de Direitos Autorais). Para ter acesso, utilizar, reproduzir ou modificar, assine um dos nossos planos.
[/arm_restrict_content]Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]