Você já ouviu falar em Lua Negra? Esse é um termo que não é oficialmente reconhecido pela astronomia, mas que é usado popularmente para descrever algumas situações em que a fase nova da Lua acontece de forma especial.
Nesta sexta-feira (19), teremos uma dessas ocasiões, mas não espere ver nada no céu noturno.
A fase nova da Lua ocorre quando ela está alinhada entre a Terra e o Sol, de forma que o lado iluminado fica voltado para o astro rei e o lado escuro fica voltado para nós. Por isso, não conseguimos ver a Lua no céu durante essa fase. A Lua Negra é um apelido dado quando essa situação se repete duas vezes no mesmo mês, quando não acontece nenhuma vez em fevereiro ou quando acontece quatro vezes em uma mesma estação do ano.
O fenômeno desta semana se encaixa na última definição. A cada 33 meses, em média, uma estação do ano tem quatro luas novas, sendo que a terceira delas é chamada de Lua Negra. A primeira lua nova desta estação ocorreu em 21 de março, a segunda em 20 de abril e a quarta será em 18 de junho.
Apesar de não ser possível ver a Lua Negra no céu, ela oferece uma ótima oportunidade para observar outros astros, como estrelas, planetas e até mesmo a Estação Espacial Internacional (ISS). Isso porque, sem a luz da Lua, o céu fica mais escuro e facilita a visão dos objetos celestes. Para aproveitar melhor essa experiência, você pode usar um aplicativo de astronomia, como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium, para localizar os astros e a ISS. Você também pode usar binóculos, lunetas ou telescópios para ver mais detalhes.
A Lua Negra é um evento raro e curioso, que desperta a imaginação de muitas pessoas. Mas não se preocupe: ela não tem nenhum efeito negativo sobre a Terra ou sobre nós. Ela é apenas mais uma forma de apreciar as maravilhas do universo.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!