Mae Jemison é uma médica, engenheira e ex-astronauta norte-americana que fez história ao se tornar a primeira mulher negra a participar de uma missão espacial da NASA.
Ela nasceu em 1956 no Alabama e se mudou para Chicago com a família quando tinha três anos. Desde pequena, ela sonhava em ser astronauta e se inspirava em programas de televisão como Star Trek.
Jemison se formou em Engenharia Química em Stanford aos 20 anos e depois fez doutorado em Medicina. Ela trabalhou como médica voluntária em campos de refugiados na Tailândia e na África, além de participar de pesquisas sobre vacinas e doenças infecciosas. Em 1987, ela foi uma das 15 pessoas selecionadas entre mais de 2 mil candidatos para o programa de formação de astronautas da NASA. Em 1992, ela integrou a missão STS-47 do ônibus espacial Endeavour, que orbitou a Terra por oito dias. Durante a missão, ela realizou experimentos sobre gravidade, biologia e saúde.
Depois de deixar a NASA em 1993, Jemison fundou uma empresa que estuda os usos da tecnologia espacial na vida comum da Terra. Ela também lecionou em universidades, escreveu livros, participou de documentários e recebeu vários prêmios e honrarias por sua contribuição para a ciência e a sociedade.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!