Boletim de monitoramento do sarampo, feito pela prefeitura de Manaus, aponta 45 novos casos suspeitos da doença. Ao todo, o município registra 103 casos notificados, sendo quatro confirmados, um descartado e 98 sob investigação.
Veja Mais:
– Rio de Janeiro já registrou 190 casos de Febre Amarela Silvestre em 2018
– Dietas “milagrosas” podem trazer problemas graves à saúde
De acordo com o informe, a maior parte envolve crianças menores de um ano, o que representa 42,72% dos casos notificados. Na faixa etária de 1 a 4 anos de idade, o percentual atinge 27,18% dos casos suspeitos. Para a Secretaria de Saúde do município, os valores alertam para a importância do reforço da vacinação para crianças de 6 meses até 5 anos.
Mais da metade dos casos são registrados na zona norte da capital amazonense. Em áreas rurais, não houve registro de casos suspeitos. Na próxima sexta-feira (6), a secretaria de saúde de Manaus e a Fundação de Vigilância em Saúde do estado vão promover uma palestra para médicos de cooperativas que atuam nos Serviços de Pronto Atendimento. A intenção é fortalecer o alinhamento do fluxo de atendimento dos casos suspeitos e as orientações sobre a vacinação.
A secretaria também deve mobilizar coordenadores e agentes da Pastoral da Criança, nos dias 9 e 11 de abril, promovendo oficinas de combate ao sarampo. Cento e sessenta agentes serão capacitados para orientar as famílias sobre os sintomas da doença e também na identificação de crianças que não estejam com o esquema vacinal completo. Por: Radioagência Nacional