Moradores da área metropolitana de Detroit foram abalados na noite desta terça-feira (16) por um meteoro cruzou e explodiu no céu. O US Geological Survey informou que o meteorito explodiu a cerca de 8 km ao sudoeste de New Haven, Michigan, iluminando os céus e causando um terremoto de magnitude 2.0.
Autoridades da NASA confirmaram ao Detroit News que o meteoro foi registrado em uma câmera que opera no Oberlin College, em Ohio. A American Meteor Society recebeu mais de 355 relatórios da bola de fogo no céu, visto na madrugada de 16 de janeiro.
O objeto foi visto principalmente por todo o estado de Michigan, mas a AMS também recebeu relatórios de Illinois, Pensilvânia, Ohio, Indiana, Missouri e Ontário.
“É provável que haja meteoritos no solo perto desta região”, relata a AMS.
O meteoro foi considerado grande quando entrou na atmosfera, mas movendo-se relativamente devagar para um meteoro, apenas cerca de 45,0616 km/h, de acordo com a AMS, permitindo que penetrasse profundamente na atmosfera antes de explodir.
Para comparação, o grande meteoro de Chelyabinsk que explodiu sobre o oeste da Rússia em fevereiro de 2013, causando danos e lesões nas propriedades, tinha cerca de 20 metros de diâmetro e movia-se em mais de 40,000 mph.
Grandes meteoros explodem nos céus periodicamente, muitas vezes iluminando a noite tão brilhante quanto o sol. No entanto, os meteoros no meio-oeste dos Estados Unidos são raros.